segunda-feira, 4 de dezembro de 2017


A VERDADE



verdade
substantivo feminino
  1. 1.
    propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade.

    "a v. de uma afirmação"
  2. 2.
    p.ext. coisa, fato ou evento real.

Essa poucas palavras a seguir nada passam de reflexão. posto que pela própria essência delas não representam a verdade, mas apenas um ponto de vista. uma perspectiva. um arremedo de verdade, para um arremedo de mundo.

O que é a verdade? o verbete em si carrega o peso do universo.. deveria ser sempre escrito em caixa alta pra comportar a pompa, a realeza, a responsabilidade do platônico significado. O problema é que a verdade não existe. Talvez seja por isso que cristo compara-se à ela no evangelho de João. porque ainda que existam aqui e acolá pistas de uma verdade absoluta. ( por exemplo. se eu pular de um prédio alto. a gravidade vai dar conta de me machucar e/ou matar). quando eu realmente NECESSITAR da verdade, ela não ouve.. não responde. ai eu tenho que me contentar com a "minha verdade" . O que isso significa.? significa que EU sei o que sofri, EU sei onde aperta meu calo. Eu sei quem eu sou por dentro. EU sei de meus defeitos e qualidades. se sinto fome.. quem sabe disso é MEU corpo, se sinto angústia... quem sabe isso é a MINHA alma. e as minhas verdades estão ai largadas junto com as suas e as todo mundo.. e enquanto nossas verdades pessoais que são apenas à imagem e semelhança da Verdade absoluta. ficam se batendo e se arranhando todos os dias, e algumas verdades vão até brigar em tribunais pra saber qual delas é mais "verdade" que a outra.. qual verdade parece mais com o a Verdade suprema. tudo isso julgado pela verdade de um Terceiro que supostamente é estudioso da verdade suprema. parece dois indios na frente do pajé.dsiputando a maternidade de um bebê Guarani. .. mas são tribunais "civilizados" cheios de verdade.
Se a justiça é uma moça vendada de balança e espada na mão,a verdade é um saci fêmea.. que fica pulando pra la e pra cá num redemoinho.. fazendo traquinagens e rindo de tudo.

O que isso significa? que as suas verdades servem apenas de consolo para si. de que não estás louco. até que a sanidade de tuas verdades sejam questionadas e sejas compulsoriamente internado por outrem.
uma coisa é verdade. Se existe uma verdade Suprema, verdadeira.. boa. justa. ela ainda não deu as caras. Ou nossa verdade parcial impede que a vejamos no todo. em todo caso. tentar enxerga-la so faz com que te deslumbres e acabes impondo a tua verdade sobre a dos outros.

Dizem que toda a historia tem tres lados. o meu..o seu. e a VERDADE.


Bom dia.

(Claudio Passamani)

Nenhum comentário:

Postar um comentário