segunda-feira, 19 de maio de 2014

 E QUANDO MORREREM OS DINOSSAUROS?


     Outro dia me perguntaram como ia a minha banda a OPUSV. Eu disse que ia bem mas que o lançamento do CD estrava atrasado por algumas questões pessoais dos membros da banda e tals. Aí o jovem me disse assim: " Pô cara a banda de vocês deveria estar fazendo um sucesso maior. vc tinham que ser tipo um Dream Theater brasileiro". Eu agradeci os elogios passionais do jovem ( que depois dessa inflada no meu ego, virou meu amigo rsrsrs) , mas fiquei pensando no assunto. Será que teremos um próximo Dream Theater, um próximo Led Zeppelin ou um próximo Deep Purple? Fico vendo o mercado atual e as coisas novas como Avenged Sevenfold, Slipknot, e outras excelentes bandas da atualidade, mas cujo o poder de penetração, o alcance midiático e o "tamanho" da banda ou seu "teto de vôo", se me permitem as analogias, já é infinitamente menor ( não julgo a aqui a capacidade musical nem comparo ). e isso me fez pensar num momento crucial que influenciou diretamente a raça humana. A extinção dos dinossauros.
     Antes de você pensar que eu surtei deixe-me explicar. A intenção é traçar um paralelo entre a era das grandes gravadoras e grandes bandas e o momento para onde estamos caminhando. Voltando aos répteis, como os dinossauros foram extintos? existem algumas teorias cientificas. uma delas afirma que o planeta passou por mudanças climáticas severas que criaram um ambiente por demais inóspito para a sobrevivência de seres tão grandes. Outra sugere que a queda de um grande meteoro na terra teria sido o grande causador da extinção. Em ambos os casos  contudo, a extinção não foi do dia pra noite. Se deu em muitos anos. E imagino que no mundo da época fosse sendo cada vez mais raro o avistamento ou surgimento desse tipo de animais.. sendo extintos primeiro os maiores.. e de maneira descendente , sobraram as especies mais adaptadas, na sua maioria menor, e surgiam os mamíferos e uma nova era no planeta.

     Pois bem. A industria fonográfica, o cenário artístico, a musica em si, passa por algo semelhante. a poucas décadas caiu em nossa sociedade um meteoro tão grande que ate agora não entendemo só que nos atingiu. esse meteoro é o advento da internet. E isso mudou radicalmente o clima do "planeta arte", deixando cada vez mais complicada a sobrevivência dos dinossauros. os que já vivem sobre a terra, encontram dificuldade em manter sua demanda grande por "alimento e abrigo" e o  parasita do compartilhamento de musicas sugam-lhes as grossas veias deixando ainda mais debilitados os nosso gigantes. O fato é que a cada banda histórica que encerra suas atividades , é um dinossauro a menos.. e eles ja não mais se reproduzem.. os novos dinossauros ja são menores e , me arrisco a dizer que cada vez menores serão, até que os mamíferos dominem. 
     Não haverá um novo Led Zeppelin, não haverá um Novo Hendrix, nem um novo Steve Vai, muito menos um novo Van Halen. Ja estamos aos pouco sentindo a diminuição da população de dinossauros. E nós que  estávamos acostumados com a presença desses gigantes entre nós, criando modelos, paradigmas, servindo de parâmetro pra definir o "bom" e o "ruim" entre outras coisas..estamos ficando órfãos dos gigantes. Isso explica por exemplo o tesão inexplicável que sentimos por bandas cover.  A negação do iminente desaparecimento da especie nos faz desesperadamente pintar imagens dos "monstros" em nossas cavernas, em  vez de procurar o alimento em repteis  e mamíferos menores que habitam nossa região. em vez disso ficamos cultuando as pinturas nas cavernas..

Mas a era dos mamíferos esta vindo. a banda preferida do seu bisneto sera uma banda da cidade dele , ou uma banda do Sri lanka. não importa. O fato é que ja não mais lotará estádios, nem terá clipes com orçamentos milionários. os shows serão transmitidos via web em tempo real e assistira quem se interessar ou conhecer a banda. ela pode ter milhões de likes mas jamais venderá milhões de discos. No máximo terá muitas compras no itunes. 


Como eu disse anteriormente, não será do dia pra noite.. veremos  dinossauros entre nós por muitos anos.. mas novos tempos vem ai.. o lance é adaptar pra sobreviver.. e torcer para que minhas bandas como a FIRE e a OPUSV não sejam esmagadas por alguma pata de dinossauro.

Até a próxima.

10 comentários:

  1. Foda, é uma dura realidade, esses dias me peguei pensando sobre isso. Acho que o cenário da música hoje, não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro, caiu em um grande hiato...

    ResponderExcluir
  2. Não sei se temos um hiato. a produção musical humana não para. acho que temos mesmo é falta de vontade de olhar pros lados em vez de olhar pra cima.. e o pior.. falta de vontade de olhar pra nos mesmos. e pr anossa propria musica.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, Passamani, tenho visto isso acontecer a bastante tempo... principalmente pelo feedback dos meus alunos.
    Nao vejo mais a garotada chegando com aquela paixão por uma banda, como era nos 80's,90's.
    A coisa tende a regionalizar, acredito eu. A arte , apesar da tecnologia, parece estar assumindo novamente um carter mambembe...
    Mas, onde isso vai parar, talvez , nem nós, que não somos dinossauros, mas somos os homens da caverna da música (rsrsrs), veremos...
    Forte abraço aí pra ti e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Vinnie. mas a coisa não vai ficar ruim. Se pararmos pra pensar que a MAIOR viajem que J.S. Bach fez em sua vida foi 150Km pra trabalhar em outra cidade diferente da que nasceu. e que sua musica ficou quase um seculo apenas ali na região.. indo se espalhar bem depois disso...

    Se pensarmo que boa parte dos primeiros discos dos "dinossauros' eram recheados plagios de pequenos mamiferos ( basta ouvir os primeiros do LEd e do Purple por exemplo) , podemos nos surpreender com uma banda que more a alguns km de nossa casa.

    obrigado pelos elogios e abraçao!!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto cara! Penso assim também. Uma coisa que corrobora com a questão da super valorização das bandas covers no meu modo de ver, está relacionado com o momento em que vivemos. Estamos na era da velocidade, na geração "fast food", onde cada vez mais as pessoas querem consumir apenas o que seja rápido e que já venha pronto, sem ter que pensar muito. Sendo assim, ouvir um banda nova não é algo tão confortável, por mais que ela seja boa. Aprender novas letras, melodias, riffs e solos dá "trabalho", então muitos se satisfazem com os covers, que já fazem parte de sua memória auditiva e produzem essa sensação de conforto. Lembro que a primeira vez que ouvi o Drean Theater, achei muito estranho! E olha que foi o "Image And Words", que nem é um disco tão complexo assim. Mas pra época, e principalmente, pro meu vocabulário musical era, e tive que o ouvir o disco várias e várias vezes com a intenção de "digerir" melhor a mensagem que a banda queria passar, e só assim consegui entender e posteriormente apreciar o trabalho da banda.

    ResponderExcluir
  6. Isso ai Ricardo!!! na era da abundância da infromação onde todos deveriam ser super-herois vemos justamente ao contrario, uma carência absurda dos mesmos.

    ResponderExcluir
  7. Mestre, à muito eu venho pensando nisto...excelente texto... tomara mesmmo, não sejamos esmagados.

    ResponderExcluir
  8. Não tem como ter outro Led, Purple, Sabbath por que eles foram os pioneiros, e todo mundo que segue a 'cartilha dos mestres', mesmo daqui há 200 anos (se o rock durar isso tudo) reconhecerá os caras como tal.
    O problema é que todos os que curtem rock e metal (eu me incluo) estão no interior do paradigma, e parece que não há mais nada novo a se criar, nada que não alguém não possa apontar e dizer "parece sabbath, parece dream, parece led, etc...
    A questão então me parece importante: existe algo que ainda pode ser criado que seja completamente puro em se tratando de música pesada? Com 'puro' eu quero dizer, sem influências reconhecíveis dos dinossauros?

    ResponderExcluir
  9. Acho que acabou se fazendo mais do mesmo, igual bandas nacionais ativas do cacife de Angra e Shaman, ou a aclamada Sepultura que la fora teem uma credibilidade maior que aqui no Brasil, mas ainda sim vemos que o consumo do tipo de produto ainda não é da mesma proporção de antes... Então, vrm a questão : o que a sociedade esta buscando musicalmente? O que o grupo de massa deseja ouvir? Tem bandas experimentais que curto, as de talk show já prefiro nem conhecer... Este vazio e vácuo que esta ocorrendo vem na mesma proporção que os contextos vão sendo menos nobres... Bandas como U2 e a geração punk tinham um propósito de existir, suas letras eram carregadas com uma causa de massa, assim como nos anos 80 nacionais tinham um contexto a ditadura, repressao e suas letras eram abraçadas pela massa... Hoje acho as letras vazias, e poetas sem espiraçoes... Música boa... Vai do contexto que cada um vive, e hoje a sociedade parece dispersa de tudo, acomodada... Sair da zona de conforto intectual e musical é necessário!

    ResponderExcluir
  10. Boa reflexão, mano. O que mais me assusta é que veremos a morte de todos os nossos dinossauros favoritos, pois somos de uma, duas ou três gerações anteriores. E não haverá quem os substitua. Jamais. Tenso :-(

    ResponderExcluir