quinta-feira, 29 de maio de 2014

 A HISTÓRIA DA MINHA HISTÓRIA


     Ontem eu entrei costumeiramente no site da ibanez pra ver as novidades e fazer umas anotações para um workshop, quando me deparei com a foto acima. Eu ja estou no time Ibanez Brazil a 2 anos , mas foi ontem que meu nome entrou para o rol internacional de artistas da Ibanez. QUando vi isso pela primeira vez, fiquei sem reação. segundos depois as lágrimas desceram involuntariamente. Você pode se perguntar: "Mas por que? é só um nome e um quadradinho com a foto num site?" E eu te responderei...
     Imagina um jovem que aos 13 anos ja sabia o que queria fazer pro resto da sua vida como profissão.. imagina a dificuldade de encontrar um bom instrumento, o acesso raro a informação, professores, discos, até boas palhetas ( sim.. as importações eram proibidas no país e não havia internet). Agora imagine o tanto de noites e tardes perdidas estudando guitarra. tardes de futebol , praia, noites de bailinho, namoradas.. tudo trocado pelo metrônomo, livros de acordes, e transcrições de licks xerocados de alguma guitar player gringa raríssima ( não existiam revista de guitarra nacionais também.) Imaginem as primeiras revistas dadas ao jovem pelo Baterista da sua banda que tinha um pouquinho mais de grana...  imagina as horas olhado todas aquelas guitarras que sequer existiam no país..  os catálogos.. e todos os ídolos do jovem usando aquela guitarra.. aquele nome..
    Mais uns anos e um Collor de Mello depois.. e o jovem ( que ja tocava na forró na noite pra pagar as continhas) tava com a sua primeira Ibanez. suada, brigada, contra uma inflação galopante.
     A cada ano, lutando.... fazendo boa música sem a menor perspectiva de reconhecimento, Hard rock, heavy Metal, Prog Metal.. resistindo ao grunge, e ao pseudo-vintagismo saudosista de fim/inicio de século. fiel a suas crenças musicais. À sua musica. Apoiado tão somente na amizade de uns poucos loucos..  Florian, Paulo, Pereira, Eliseu, Fabíola... depois outros  Arthur , ZHema , Shmoo, Nasa Marcelão.. depois Diogenes lima, André Pavani, Americo, Guto,Anderson Bispo Luiz Carlos Figueiredo, Emyl Frann... e tantos outros amigos que ou fazendo musica junto, sangrando junto ou simplesmente apoiando levaram o jovem uma milha afrente...
    Os primeiros workshops, o apoio do primeiro lojista.. Marcio Bach.. o primeiro endorsement.. a primeira Expomusic.. tocar com Mozart mello, Greg Bissonete, Sandro Haick, Celso Pixinga.. 
     Sobreviver a um divorcio, uma depressão.. mudar. pensar em parar. mas continuar.. Novos amigos.. e aluta continua.. Resistir ao relativismo da internet de quem nasceu com uma fender na mão e guitarpro na outra e não sabe do que fala.
     Ai num piscar de olhos vc olha e você está lá.. lado a lado com os"deuses" do seu olimpo. como um pequeno hércules ao lado de Zeus, Apolo, Hermes... Então.. esse jovem sou eu.. Claudio Passamani. meu Olimpo? www.ibanez.com

Abraços internacionais. que venha mais teto de vôo.

3 comentários:

  1. TOP!!! Você merece tudo isto meu amigo! Que venha sucesso em dobro pra você! Você sabe de minha admiração pelo seu trabalho e torço sempre por você! é emocionante ver sua trajetória! abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po Brunão Muito obrigado.. e na minha escalada quero arrastar comigo tantos bons amigos quanto agurentar. e vc é um deles.

      Abraço!!!

      Excluir
  2. Parabéns cara, você merece, só o fato de você, nos dias de hoje, no BRASIL, tirar teu sustento da guitarra já é um puta fato heróico e que deve ser admirado e respeitado.

    ResponderExcluir