terça-feira, 16 de março de 2010

Experiencia Sui Generis e a salvação do Rock - Uma luz ano fim do túnel


Fui convidado para fazer uma apresentação numa escola publica por conta do aniversário da mesma. intenção era mostrar o som da guitarra pros alunos . a diretora me pediu pra tocar o que eu quisesse, inclusive coisas do meu proprio trabalho musical.
la fui eu, guitarra - ampli - e notebook pras BTs no bom e velho estilo "estande da snake"

chegando la liguei o note no sistema de som da quadra ( regular. não era ruim mas longe de ser bom) e mandei o som da guita direto do ampli. Quando as crianças chegaram ( faxa etaria de 6 a 14 anos) eu fiquei realmente preocupado. Pensei: to lascado. Eles vão pedir rebolation e eu vou ficar com cara de pastel. Pois bem, quando aprofessora pediu para ouvirmos a execução do hino nacional brasileiro eu toquei junto com o Playback orquestral original do hino. As crianças ficara malucas. Gostaram muito . Quando eu toquei um Satriani a galera curtiu mas ficou mas fria. Aí eu me lembrei de uma experiência semelhante que o Paul Gilbert passou e fiz o mesmo que ele. mandei um classicão. highway to hell. a molecada ficou doida. bateram cabeça vieram la na frente ajoelharam fazendo air guitar!!!! sim!!! crianças de 6 ,7 ,8 anos. Ao terminar a musica a galera toda aplaudindo dos "kids" aos "pré-teens". As unicas caras de desaprovação eram de duas prof "gospel" emburradas no canto da quadra.
Aproximou-se um menino de uns 7 anos, negro, goridnho que me deu uma lição de moral. ( eu "do alto de minha guitarra" pensei que o guri ia me pedir pra tocar um pagode). o moleque vira-s epr amim e diz: "tio, toca rocknroll all night".
Meu olho se encheu de lagrimas, dudes. e eu toquei rocknroll all night inteira pra aquele garoto. E vi que do lado dele tinha uma turminha de uns 4,5 pirando por que eu atendi o pedido.
Cheguei a conclusão que esse quadro que pintamos da sociedade , realmente não é bonito , mas esta longe de ser feio como pintamos.
Ninguem me pediu pra tocar rebolation ou "como zaqueu" ou vitor e léo ou calipso. pareciam de alguma forma saber do que se tratava e curtiram a experiencia tal como era. mesmo aqueles que nçao faziam ideia do que era aquilo,. todas as criancinhas curtindo sweet child o mine. respeitando a musica. e eu em lagrimas tentando acertar o solo do slash.
Trata-se uma escola publica municipal anexa a universidade onde estudo, e o sistema de vagas é por sorteio da ciade inteira. logo tem crianças ali de areas nobres da cidade e crianças de areas de risco, e de periferia. totalmente heterogeneo, o que na minha opinião validou ainda mais minha experiencia. Claro, teve gente me pedindo pr atocar cold play, red hot cilli peppers, radiohead, o que é perfeitamente aceitavel do ponto de vista cronologico ja que eu era "o velho ali" e não "eles que eram os novos"...
No final um menino pediu pr atoca rna guitarra . eu deixei. ele começou a esboçar um riff the "one" do mettalica. eu virei pra diretora e disse. enquanto houver um guri tentando tirar um mettalica, o rock esta salvo!!!!.. e meu emprego tb hehehehe!!!

frases engraçadas tiradas do evento
(de autoria das crianças claro):

"Tio, você saiu do playstation?"

"Tio você é um Deus do rock?" ( essa eu respondi. nçao.. sou apenas um hu,ld servo dos deuses de metal, assim como vc heheheh) e cumprimentei ele "batendo na mão".

"nossa foi o mais perto que eu cheguei da guitarra na minha vida"

"Tio vc so toca no expert né?" outra de game...

"tiozinho, vbc deve ter os mesmos discos que meu pai. so tocou musica deles"

essa me surpreendeu: Tiozinho, toca "cliffs of dover" do eric johnson. resposta: quem dera!!!

E muitas outras... foi uma overdose de carinho que veio em boa hora para esse velho guitarrista cansado de criticas de internet, muitas vezes vindas de gente amargurada e frustrada por não realizar nem esse "quase nada" que realizei nos 20 anos de caareia ate agora. e de mafias revisteiras que elegem uns aos outros como a "próxima cereja do bolo".

Outra conclusão. em vez de ficarmos arrancando "çangui" uns dos outros online. ha muita coisa que pode ser feita por guitarristas no âmbito social. EU por exemplo ja ocmbinei com a diretora pra transformar as visitas em periódicas e voluntárias. E quem sabe montar uma espécie de "school of rock" la na escola. para alunos mais interessados.
desejo que todos aqui possam passar pela gratificante experiencia que passei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário