segunda-feira, 9 de outubro de 2017

PROCURA-SE FORAGIDA A JUSTIÇA


"Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio, que por si só, deve ser razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social. Trata-se de um conceito presente no estudo do direito, filosofia, ética, moral e religião. Suas concepções e aplicações práticas variam de acordo com o contexto social e sua perspectiva interpretativa, sendo comumente alvo de controvérsias entre pensadores e estudiosos."

     Lendo essa bela definição wikipediana de justiça, após anos de um  sentimento incomodo antitético ao verbete que hoje boto no banco dos réus. resolvi escrever-vos alguns centavos sobre o que penso  sobre o assunto.
Gregos em geral tem um pensamento mais simplista sobre o qual , se construiu parte do conceito religioso e metafisico de justiça. Seja um Deus Vingador ou  no sistema dos espiritos de kardeck,  o senso comum é que "aqui se faz, aqui se paga" e de que isso é  grosso modo JUSTIÇA.  Com a gripe espanhola, a penicilina, a prensa, o tear, os bancos, o papel higienico e outras benéficies da  "civilização" a tal Justiça  melhorou sua indumentária , disfarçando-se  sob égides mais  complexas e fantasias mais realistas.  Alemães ingleses, americanos todos pensantes ávidos por um conceito que lhes coubesse no cérebro dilatado pelo conhecimento e raciocinio, ainda buscavam uma raiz para essa equação social mal resolvida. ainda que numa perspectiva futurista e  de certa forma utópica.
     O fato real é que a justiça caso exista, refugiou-se longe da raça humana pela incapacidade de conviver conosco. Como pode haver "equilíbrio" em quaisquer interesse entre duas pessoas sequer , quem dirá num recorte social ? como pode restaurar-se o "irrestaurável"? como aceitar uma suposta cura que deixa o tecido magoado cheio de cicatrizes e sequelas?. Deveria o perpetrador do ato injusto, da crueldade, da injustiça, sofrer em igual força , duração e intensidade o mal que causou?  Isso satisfaria  a uma alma magoada,  ferida, uma vida esvaziada ou um coração partido?
como um estuprador que não tem filho saberia o que é ter um filho estuprado? como pode um leigo entender a falta que faz um instrumento musical roubado? e caso possa.. saber que o universo ou deus ou amigos que sejam, voltaram-se contra ele  em igual intensidade  deveria curar o injustiçado?  privação do convívio social seja por reclusão ou mesmo negação da existência da pena de morte não seria premiar o  injusto ao invés de aplicar "justiça". Quanto aos exemplos de Justiça divina , não me ocorre nada que seja mais injusto  e que ignore a humildade de um  coração supostamente chegado a ele.  Dar-me uma nova casa após perder uma casa na enchente, deveria inundar meu coração de alegria? deveria jó simplesmente regozijar-se por ganhar novos 14  filhos após perder os 7 primeiros filhos ? não seriam amores, únicos? não seriam histórias únicas? que justiça espera por alguém cuja a infância foi roubada? cuja esperança foi  arrancada? cuja paz e tranquilidade  e a crença num mundo melhor são diariamente furtadas em doses homeopáticas?
Fico ironicamente com o avatar escolhido para representar esse ser mitológico : Caso existisse seria  alguém caminhando cegamente  de olhos vendados , balançando sua espada ao acaso degolando  , mutilando e incapacitando pessoas , inocentes ou não... e na outra mão uma balança que so pode estar equilibrada porque esta sempre vazia. pq não há pesos e medidas que banquem os cheques sem fundos passados pela Justiça.

um Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário