quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ESCOLHENDO A SUA GUITARRA


Bom, chegou a hora. Primeiro vc começou a escutar os discos do seu irmão mais velho ou do seu pai, ou de amigos da escola. Isso virou sua cabeça, mudou seu corte de cabelo, suas roupas e camisetas.. vc protelou , enrolou, mas chegou a hora. Voce vai comprar a sua primeira guitarra.
                AI você abre sites e forums e percebe que acabou de cair num mundo gigante e  sem nenhum mapap ou bussola. Qual guitarra? Que modelo? Quanto gastar? Emfim esse texto tem a intenção de ajuda-lo, guia-lo nesse novo mundo. Não pretendo ditar nenhuma verdade absoluta como se faz na internet costumazmente. Tenho meus gostos e preferências mais pretendo deixa-los de lado e apontar direções e levantar questões que podem ser importantes nesse momento inicial de sua jornada como instrumentista.

Fazendo as perguntas certas


Responder às questões a seguir podem  te direcionar e filtrar sua intenção num mundo de verdades absolutas diversas.
1    1)      Quanto vc tem pra gastar?
     È o primeiro filtro. Seu orçamento vai definir basicamente a qualidade do instrumento. Não da pra comprar um Mustang se sua grana so da pra um Celtinha. Duvide de ofertas de “Mustangs” com preço de celta , na internet sobretudo. Ou são falsificações ou pior, golpes financeiros. Seja condizente com seu orçamento e procure instrumentos nessa faixa de preço.  Mas se vc não tem restrições financeiras, va fundo no seu desejo. Compre a guitarra que sonhou e desejou , e não ligue pros invejosos. Uma guitarra é uma guitarra esse vc pode aprender num instrumento top de linha , não nada de errado nisso. Considere contudo que um instrumento bom é caro , e que essa sua relação com a musica não pretende ser profissional, vc esta empatando uma boa grana num hobbie. Dito isso seja feliz.
2     2)      Qual a sua expectativa com o aprendizado musical?
Que tipo de musica pretende começar a estudar? Vc tem um foco definido? Vai tocar death metal? Ou vai tocar na igreja.. isso pode direciona-lo tb.. alguns instrumentos tem sonoridade e característica muito mais definidos e particulares do que outros.  Uma Stratocaster vai se sair melhor em alguns requisistos e uma tipo Lespaul em outros requisitos.. contudo se vc pretende tocar vários estilos de musica, pode optar por modelos mais versáteis  e modernos que oferecam mais recursos e flexibilidade como as Superstrats ( Ibanez, Jackson, ESP e afins) Outra fonte preciosa de informação são os seus “ídolos”. Procure modelos similares em configuração de captadores ( Single ou Humbuckers) numero de trastes , numero de cordas ( JÁ existem guitarras de 7 e 8 cordas e até 9.. sabia?) Alguns modelos signature possuem versões econômicas para o fã. Essas informações estão la. Nos clipes do seu ídolo, nos discos e ate no site dele.
Guitarras com single coil tendem a soar melhor nos sons clean., mas costumam ser ruidosas nos drives. Humbuckers são silenciosos e respondem melhor nas distorções mas não tem aquele clean  característico. Quem tem intenções de tocar em baile ou na igreja, pode precisar de modelos mais versáteis que soem bem nos sons clean e tb nos sons com Overdrive ( do mais leve ao mais pesado) guitarras com a configuraçõ  HSH ( umbucker single humbucker ) podem ajudar.

     Ainda nesse quseisto destaco que instrumentos  com alavanca do tipo Floyd rose ( a popular “microafinação”) são mais dificieis de regular e de afinar., demandando um pouco de experiência na manutenção. Nada que vc não resolva lendo e quebrando a cabeça um pouco.. mas é importante entrar nela já sabendo disso.

3        3)      Vc gosta dessa guita?
Uma pergunta pertinente. Vc vai passar um bom tempo com essa guitarra. Provavelmente vai toca-la todo dia. Então é legal que vc CURTA essa guita. Que goste da cor, da forma, do braço. Hj tem modelos de todos os preços e formas. Se divirta. De um grande “dane-se” pro mimimi virtual que diz que marca x ou y é ruim e que z ou w são boas. Vc ta gostando da guita? Isso é o que importa. A MELHOR GUITARRA DO MUNDO È A SUA GUITARRA. Não compre guitarra pros outros. Compre pra você. Quem vai tocar é você.

4)A guita fala sozinha?
Não. Um som de guitarra é definido pela junção guitarra , amplificador e eventualmente efeitos. Então pense nisso na hora de investir sua grana.. 5 mil numa guita pode ser muito. Talvez uma guitarra de 2000  um ampli de 1500 e 1500 em efeitos seja melhor. Vale aqui todos os critérios de escolha dos items 2 e 3

QUAL A HORA DE TROCAR DE GUITA?
A melhor hora de passar pro seu segundo instrumento é quando vc sente que chegou a hora. Um dos indícios fortes é o fato de vc já nção estar conseguindo tirar o som que vc quer ( seja o cover do seu artista, seja a sua própria musica). Vc sente que sua técnica já não evolui tanto e SABE que não é por falta de estudo e PERCEBE que é uma limitação do instturmento. Ai é hora de aposentar sua primeira filha e partir pra nova.
Por fim , não tenhamedo de mudar. Se sua primeira guitarra foi uma FLying V com captadores ativos e 7 cordas por que inicialmente vc ia ser um Deus do metal, mas vc descobriu os prazeres do Jazz e da Bossa nova, ouse. Compre uma semi acústica. O inverso tb vale. Vc começou a tocar jazz e bossa pq seu professor falou que é legal e pq no brasil isso é sinal de “maturidade” ai vc comprou aquela guitarra coxinha com cor de móvel antigo.. enquanto seu  sonho reprimido de ter uma guitarra amarelo flourescente esta ali incubado. Saia do armário!! Compre a guita certa e seja Feliz. Em todos os casos estude MUITO e SEMPRE. Faça um pacto , não como  capeta, mas com a disciplina e os resultados virão.
Saudações PAssamanicas. Que a força esteja com vcs.

Claudio Passamani é Musico, professor e guitarrista das bandas OPUS V e FIRE, além de sua carreira solo)
usa guitarras IBANEZ, Amplificadores LANEY, Pedais T-miranda, Cases da GAS CASE, bags da Mrocha Personal Bags e Cordas SOLEZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário